Gente, a aula de hoje foi muito legal! Tivemos o café da manhã coletivo e antes um momento de oração e agradecimento.
Na pauta da aula hoje:
- Café da manhã coletivo
- Divisão nos grupos para estudo da proposta pedagogica das escolas
- Socialização das propostas e das intervenções feitas pelos grupos sobre estas propostas
OBS: nosso calendário para inicio da proxima disciplina foi modificado! nossa proxima disciplina que antes começaria no dia 7 e 8 de maio, foi transferida para os dias 14 e 15/05.
A todos uma semana excelente e até a proxima postagem! (Não deixem de comentar as postagens nem de ser um seguidor deste blog!) Bjs
Claudia Mércia
domingo, 17 de abril de 2011
sábado, 16 de abril de 2011
Aula de Sábado - 16/04/11
Na aula de hoje foram trabalhados temas que se referem ao currículo na Educação Infantil.
*Manhã:
- estudo em grupo das propostas pedagógicas para educação infantil
- discussão para o grande grupo do que foi discutido no pequeno grupo
*Tarde:
- conclusão das discussões
- Slides sobre a "Proposta Pedagógica" do NEI
- o que acontece no NEI
- os eixos de trabalho
OBS: amanhã, café da manhã coletivo!!!! Não esquecer!
A paixão de conhecer o mundo
A educadora Madalena Freire conta o relacionamento entre professores e alunos e como o conhecimento é fruto dessa relação. Nessa experiência, a pedagogia assume uma dimensão criativa e pulsante a ser vivenciada coletivamente, num intercâmbio constante.
Preço na Siciliano: R$ 43,50.
terça-feira, 12 de abril de 2011
NESTE FINAL DE SEMANA TEM AULA!!!!!
GENTE, ESTE FINAL DE SEMANA É DIA DE NOS ENCONTRARMOS EM MAIS UM FINAL DE SEMANA DE AULA! NÃO ESQUEÇAM QUE TEREMOS QUE LEVAR O RELÁTÓRIO DE INTERVENÇÃO DA ULTIMA DISCIPLINA, COM A PROFª. ANA AGUIAR. VEJO VOCES NO SABADO! BEIJOS E ATÉ LÁ!
*Quem ainda não está seguindo o blog, vamos seguir! ele ainda está em processo de criação, mas será muito legal quando estivermos postando os aprendizados das nossas aulas!
*Quem ainda não está seguindo o blog, vamos seguir! ele ainda está em processo de criação, mas será muito legal quando estivermos postando os aprendizados das nossas aulas!
Livros que falam dos jogos, brincadeiras e movimento na Educação Infantil.
Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Maria Aparecida Coria-Sabini – Regina Ferreira de Lucena - Editora Papirus – Brasil - 2004Esse livro descreve um conjunto de jogos e brincadeiras envolvendo conceitos e habilidades que são comumente trabalhados com crianças de nível pré-escolar. As atividades abrangem conceitos como o desenvolvimento motor, a atenção, a memorização, a percepção espacial e as noções básicas de cores, formas geométricas, e lateralidade, entre outros. (29,90 na Poti Livros)
O Jogo e a Educação Infantil
Tizuko Morchida Kishimoto - Editora Cengage Learning – Pioneira - BrasilEste livro aborda desde o significado de palavras como jogo, brinquedo e brincadeira, passando pela discussão e importância do jogo na educação infantil, até as teorias sobre este assunto.
- Este livro apresenta 150 propostas de atividades físicas para crianças de 3 a 6 anos, constituindo-se em recurso didático de fácil utilização para educadores e especialistas em educação física que se dedicam à educação infantil.
- Editora: Artmed
- Autor: TERESA GODALL & ANNA HOSPITAL
- ISBN: 8536303395
- Origem: Nacional
- Ano: 2004
- Edição: 1
- Número de páginas: 388
- Acabamento: Brochura
- Formato: Médio (78,00 na Poti Livros)
A proposta deste livro é abordar a brincadeira de papéis sociais, também chamada de jogo protagonizado, na perspectiva da psicologia sociohistórica, apresentando e analisando, em linguagem clara e objetiva, as contribuições de Vigotski, Leontiev e Elkonin para a exploração do potencial educativo da brincadeira de papéis. O que faz da brincadeira na educação infantil uma atividade particularmente rica para a educação da criança em idade pré-escolar? O que diferencia a brincadeira de papéis sociais de outras formas de atividade lúdica? Esse tipo de brincadeira surge espontaneamente nas relações entre as crianças ou requer a intervenção dos adultos para surgir e se desenrolar? O que fazer quando a brincadeira de papéis não surgir espontaneamente entre as crianças? Como articular de maneira adequada a observação de ações infantis espontâneas e a intervenção pedagógica? Qual a função da fantasia na brincadeira de papéis? Que relações existem entre a fantasia e a realidade social da qual a criança é parte? No decorrer desta obra, procura-se responder a essas e outras perguntas. Espera-se, assim, contribuir para o enriquecimento da prática escolar cotidiana dos professores de educação infantil e auxiliar na formação dos estudantes do curso de pedagogia.
(22,00 na Poti Livros)
Assinar:
Postagens (Atom)