domingo, 17 de abril de 2011

Aula de Domingo 17/04/11

Gente, a aula de hoje foi muito legal! Tivemos o café da manhã coletivo e antes um momento de oração e agradecimento.


Na pauta da aula hoje:
- Café da manhã coletivo
- Divisão nos grupos para estudo da proposta pedagogica das escolas
- Socialização das propostas e das intervenções feitas pelos grupos sobre estas propostas

OBS: nosso calendário para inicio da proxima disciplina foi modificado! nossa proxima disciplina que antes começaria no dia 7 e 8 de maio, foi transferida para os dias 14 e 15/05.

A todos uma semana excelente e até a proxima postagem! (Não deixem de comentar as postagens nem de ser um seguidor deste blog!) Bjs
Claudia Mércia

sábado, 16 de abril de 2011

Aula de Sábado - 16/04/11

Na aula de hoje foram trabalhados temas que se referem ao currículo na Educação Infantil.
*Manhã:
- estudo em grupo das propostas pedagógicas para educação infantil
- discussão para o grande grupo do que foi discutido no pequeno grupo
*Tarde:
- conclusão das discussões
- Slides sobre a "Proposta Pedagógica" do NEI
          - o que acontece no NEI
          - os eixos de trabalho

OBS: amanhã, café da manhã coletivo!!!! Não esquecer!

A paixão de conhecer o mundo




A educadora Madalena Freire conta o relacionamento entre professores e alunos e como o conhecimento é fruto dessa relação. Nessa experiência, a pedagogia assume uma dimensão criativa e pulsante a ser vivenciada coletivamente, num intercâmbio constante. 
Preço na Siciliano: R$ 43,50.

terça-feira, 12 de abril de 2011

NESTE FINAL DE SEMANA TEM AULA!!!!!

GENTE, ESTE FINAL DE SEMANA É DIA DE NOS ENCONTRARMOS EM MAIS UM FINAL DE SEMANA DE AULA! NÃO ESQUEÇAM QUE TEREMOS QUE LEVAR O RELÁTÓRIO DE INTERVENÇÃO DA ULTIMA DISCIPLINA, COM A PROFª. ANA AGUIAR. VEJO VOCES NO SABADO! BEIJOS E ATÉ LÁ!
*Quem ainda não está seguindo o blog, vamos seguir! ele ainda está em processo de criação, mas será muito legal quando estivermos postando os aprendizados das nossas aulas!

Livros que falam dos jogos, brincadeiras e movimento na Educação Infantil.

Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil

Maria Aparecida Coria-Sabini – Regina Ferreira de Lucena - Editora Papirus – Brasil - 2004
Esse livro descreve um conjunto de jogos e brincadeiras envolvendo conceitos e habilidades que são comumente trabalhados com crianças de nível pré-escolar. As atividades abrangem conceitos como o desenvolvimento motor, a atenção, a memorização, a percepção espacial e as noções básicas de cores, formas geométricas, e lateralidade, entre outros. (29,90 na Poti Livros)

O Jogo e a Educação Infantil

Tizuko Morchida Kishimoto - Editora Cengage Learning – Pioneira - Brasil
Este livro aborda desde o significado de palavras como jogo, brinquedo e brincadeira, passando pela discussão e importância do jogo na educação infantil, até as teorias sobre este assunto.


  • Este livro apresenta 150 propostas de atividades físicas para crianças de 3 a 6 anos, constituindo-se em recurso didático de fácil utilização para educadores e especialistas em educação física que se dedicam à educação infantil.
  • Editora: Artmed
  • Autor: TERESA GODALL & ANNA HOSPITAL
  • ISBN: 8536303395
  • Origem: Nacional
  • Ano: 2004
  • Edição: 1
  • Número de páginas: 388
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: Médio  (78,00 na Poti Livros)

A proposta deste livro é abordar a brincadeira de papéis sociais, também chamada de jogo protagonizado, na perspectiva da psicologia sociohistórica, apresentando e analisando, em linguagem clara e objetiva, as contribuições de Vigotski, Leontiev e Elkonin para a exploração do potencial educativo da brincadeira de papéis. O que faz da brincadeira na educação infantil uma atividade particularmente rica para a educação da criança em idade pré-escolar? O que diferencia a brincadeira de papéis sociais de outras formas de atividade lúdica? Esse tipo de brincadeira surge espontaneamente nas relações entre as crianças ou requer a intervenção dos adultos para surgir e se desenrolar? O que fazer quando a brincadeira de papéis não surgir espontaneamente entre as crianças? Como articular de maneira adequada a observação de ações infantis espontâneas e a intervenção pedagógica? Qual a função da fantasia na brincadeira de papéis? Que relações existem entre a fantasia e a realidade social da qual a criança é parte? No decorrer desta obra, procura-se responder a essas e outras perguntas. Espera-se, assim, contribuir para o enriquecimento da prática escolar cotidiana dos professores de educação infantil e auxiliar na formação dos estudantes do curso de pedagogia.
(22,00 na Poti Livros)